SEGURANÇA NO ASFALTO
Fazendo a diferença
Nós que temos o asfalto correndo pelas veias, nos deparamos muitas vezes com situações de emergência que ocorrem conosco ou terceiros e talvez possamos ser a diferença entre a vida e a morte de uma pessoa que precisa de socorros imediatos.
Antes de mais nada um curso de primeiros socorros é essencial e carregar um kit de resgate é fundamental.
Rodo com uma plataforma tática de perna onde carrego uma faca, uma lanterna, um parachute e celular. Essas simples ferramentas - se bem usadas - podem salvar vidas, a sua ou de terceiros.
Faca: existem vários modelos de facas no mercado, inclusive especiais para resgate, mas o importante é que essa faca tenha uma espessura que permita ser utilizada como alavanca - no caso de ter de levantar alguma ferragem de um carro, por exemplo -, que ela tenha na extremidade do cabo um quebra vidro ou quebra crânios e um cortador de cintos de segurança ou serrilhado na base da lamina. Eu prefiro as facas de laminas fixas do que os canivetes, mas existem canivetes bem especializados em resgate como esse, que possui todos os itens que citei acima com exceção de poder ser usado como alavanca (essa é a desvantagens das laminas que se dobram).
Lanterna: quem já passou um perrengue de noite na estrada, sabe o quão importante é essa ferramenta. Existem lanternas de diversos tamanhos e luminosidade, eu pessoalmente gosto das táticas que são pequenas e com um poder de iluminação muito grande, chegando a 600 metros e algumas delas tem a vantagem de ter bateria de litio recarregável com duração superior a 40 horas. A lanterna pode ser usada para simplesmente iluminar uma cena de socorro, como para sinalizar evitando assim mais acidentes.
Parachute: esse item nada mais é do que uma corda fina e bem resistente, que serve desde como amarração para uma imobilização de um membro fraturado, para fazer uma tipóia, ou para se puxar algo bem pesado. Normalmente essa corda é a mesma usada na amarração de paraquedas, mas em lojas especializadas em alpinismo, existem opções de cordas com essas características. Eu uso uma com 3 metros.
Celular: talvez esse seja o item de mais importância para um pronto atendimento de emergência, sempre rode com um, de preferência desligado para que não ocorra o problema de estar sem bateria em um momento de emergência. Deixe sempre ele protegido da chuva e em um local de fácil acesso.
Plataforma de perna: é ai que eu levo todos esses acessórios e mais alguns, como uma multiferramenta, carteira, etc...
O interessante desse equipamento - que também é de categoria tática - é que ele é de cordura impermeável, quer dizer que além de proteger os seus equipamentos em uma possível queda - por ter um teor antiabrasivo considerável - ainda os mantem secos.
O importante é que precisamos nos preparar para essas ocasiões indesejáveis e frente a elas possamos ajudar a quem precisa, pois como seres sobre duas rodas estamos muito mais na estrada do que as outras pessoas e por isso nos deparamos frequentemente com esse tipo de situação e se podemos fazer a diferença... que façamos então.
Nenhum comentário:
Postar um comentário