segunda-feira, 2 de abril de 2012

Trocando uma Idéia

Anarquia

Muitos poucos entendem o que realmente esse termo quer dizer... ANARQUIA não é desordem e sim ausência plena e total de coersão, isso quer dizer que nenhum grupo ou individuo pode exercer qualquer tipo de poder, persuasão física ou psicológica e muito menos dominação sobre qualquer outro individuo ou grupo de indivíduos. É a ausência total da dominação politica, financeira e religiosa.

O anarquista não é um ser que ama a desordem social e idolatra o caos, ele é sobre tudo um libertário, que ama a sua liberdade tanto quanto ama a liberdade do próximo: "Só serei verdadeiramente livre quando todos os seres humanos que me cercam, homens e mulheres, forem igualmente livres, de modo que quanto mais numerosos forem os homens livres que me rodeiam e quanto mais profunda e maior for a sua liberdade, tanto mais vasta, mais profunda e maior será a minha liberdade.
- Mikail Bakunin
"

O anarquista prega uma revolução a partir da educação de cada individuo e da mudança interna que esse conhecimento trará: "Os anarquistas sabem que um longo período de educação precisa preceder qualquer grande mudança fundamental na sociedade, uma vez que não acreditam na miséria do voto, nem em campanhas políticas, mas sim no desenvolvimento de indivíduos com pensamento autônomo.
- Lucy Parsons, Os Princípios do Anarquismo. (1890)".

O anarquismo acredita no individuo acima de tudo, sendo assim um conceito humanista, dando créditos as conquistas humanas e jamais tirando delas as vitórias conquistadas.

Outro erro comum entre os leigos e confundir um ser libertário com um ser libertino, são dois opostos e os libertários combatem os libertinos, simplesmente por esses últimos tentarem exercer uma pseudo liberdade sem responsabilidade e consequências. O ser libertário exerce a plenitude da sua liberdade compreendendo que cada ato gera uma consequência e que essa consequência jamais deve atingir a terceiros.


O que um post sobre anarquismo faz em um blog motociclístico? Simples: todos nós buscamos a liberdade e se é assim, que seja com toda a responsabilidade possível.

Atualmente o termo anarquista esta bem em vista no meio motociclistico devido a série Sons Of Anarchy, mas o que se vê na série não tem absolutamente nada a ver com o anarquismo, essa é a visão que os meios de comunicação querem que a população tenha de um anarquista: sujo, violento, desordeiro e fora da lei. Mas nessa série apareceu a citação da minha anarquista preferida; Emma Goldman e ela diz o seguinte:


"Anarquismo representa a libertação da mente humana do domínio da religião.
Libertação do corpo humano do domínio da propriedade.
Libertação das algemas e da contenção do governo.
Representa a ordem social baseada na liberdade de grupos de indivíduos.
"
Emma Goldman (1869-1940)

Sejamos libertários e nunca libertinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário