segunda-feira, 26 de março de 2012

Guidões

Sou fã confesso de Ape Hangers.
Esse tipo de guidão da uma pegada ao mesmo tempo clássica e bandida a moto, fazendo com que a estileira da máquina seja a sua marca registrada.
Os críticos desse tipo de guidão conhecido no Brasil como Seca Suvaco, ou apenas SS, dizem que é impossível se percorrer longas distancias com ele, pois ele vai gerar dores nos ombros, nas costas, as mãos vão formigar e aquela ladainha toda que já conheço bem. Só que eu rodo 150 Km por dia com uma Dyna - FXDC - com um SS de 16 polegadas, que da 40,64 cm de altura (moto da foto).


O segredo é dimensionar o guidão SS de acordo com a sua estatura, uma regra básica é não instalar um guidão em que as manoplas ultrapassem a altura do coração, isso vai impedir que a mão fique formigando. Outro ponto é a distancia do guidão em relação aos ombros: o guidão tem de favorecer a posição ereta do coluna e não uma postura curvada a frente.
Tenho 1,90 m e dimensionei o meu guidão de tal forma que sinto apenas conforto com a Ol'Black.


Outra preocupação com o SS é que esse guidão aumenta absurdamente a alavanca de força fazendo com que as buchas de borracha não sejam suficiente para segurar o jogo e ai se faz necessário o uso de buchas de polipropileno, muitos proprietários de motos com SS usam essas buchas, eu - na verdade - me acostumei com o molejo do guidão e hoje em dia acho até interessantes. Contudo uma recomendação que me fizeram e que faz todo o sentido é que a expessura do canos que será dobrado para dar forma ao SS seja de no minimo 3 milímetros.
Como já disse, sou meio suspeito para falar de SS por que simplesmente não consigo me enxergar com outro guidão, e caso você queira experimentar um, tome os cuidados necessários com o dimensionamento do guidão e de especial atenção ao alongamento dos cabos.
.



Nenhum comentário:

Postar um comentário